Cada dia mais as cozinhas artesanais vão se popularizando aqui no Brasil e no mundo. Diversas receitas podem ser feitas nesse espaço. Muitas pessoas se tornaram grandes empresários por darem início a um negócio numa cozinha artesanal.
No entanto, é muito importante que ao adotar esse tipo de negócio, o proprietário também adote boas práticas de higiene na cozinha. Fazer comida artesanal exige muita responsabilidade. Veja agora algumas dessas boas práticas que podem ser aplicadas nesse ambiente.
Quais são as boas práticas de higiene na cozinha artesanal?
As boas práticas de higiene na cozinha artesanal são importantes para aqueles que preparam e transportam os alimentos. Elas vão ajudar a impedir que o cliente desenvolva algum problema de saúde. Veja agora como fazer isso, na prática.
Caixa d’água limpa
A caixa d’água precisa ser constantemente limpa, para evitar que resíduos de sujeira, que contem na própria água, se acumulem, causando um problema de saúde em quem consome a água. Para isso, é necessário seguir um cronograma de limpeza.
Boa qualidade da água
A água também deve ter uma boa qualidade, para que seja usada na preparação dos alimentos. Algumas pessoas não dão a mínima para esse aspecto e depois de um tempo, veem seus negócios fechando as portas. Afinal de contas, a longo prazo, problemas como esse podem acabar com um empreendimento.
Se não tiver a certeza que a qualidade da água que sai da torneira é boa, o melhor é providenciar a compra de água mineral.
Ambiente de trabalho limpo e higienizado
A cozinha de quem produz comida artesanal precisa estar sempre limpa e higienizada. Isso significa que não basta apenas varrer e passar um pano. É preciso lavá-la com regularidade e também passar álcool ou outra solução, no chão, pia e bancada.
Utensílios e equipamentos limpos e higienizados
Os utensílios e equipamentos também precisam ser devidamente limpos e higienizados. Essa boa prática vai evitar a proliferação de micro-organismos nocivos à saúde.
Eliminação de pragas
Ambientes como cozinhas atraem muitas pragas como formigas, baratas e ratos. Por isso, mesmo que sejam implementadas algumas ações para evitar que essas pragas adentrem no ambiente, ainda assim é necessário fazer uma dedetização para a prevenção e controle da praga.
Lixo descartado de modo correto
O lixo atrai muitos insetos e pragas urbanas, por isso, eles devem ser descartados diariamente, de modo correto. Além disso, a boa prática de higiene envolve também o local em que o lixo fica na cozinha. Nunca deve ser colocado próximo a locais com alimentos.
Mãos sempre limpas
As mãos são os membros mais utilizados para o manuseio dos alimentos, por isso, devem estar sempre limpas. Isso vai evitar a contaminação cruzada.
Utilização de EPIs
Assim como é necessário utilizar numa cozinha industrial, é muito importante utilizar todos os equipamentos de proteção individual quando for trabalhar numa cozinha artesanal. Você até pode usar um jaleco feminino bordado, mas precisa ser um jaleco apropriado para esse ambiente de trabalho.
Além disso, não esqueça das luvas, máscaras e toucas capilares. Isso vai evitar possíveis contaminações dos alimentos.